quinta-feira, 8 de maio de 2014

A Musicoterapia - Karla Fioravante

Quando se fala de Musicoterapia, logo vem a pergunta: Mas, como funciona esse método terapêutico? – É aula de música? Você canta para o paciente? Como é que se dá esse processo?
Não se assuste se essas dúvidas te invadirem, no entanto, precisamos deixar bem claro, e explicito que a Musicoterapia não é aula de música e nem apenas uma forma de atuação onde o terapeuta canta e toca com o paciente.
O Musicoterapeuta é um profissional qualificado que cursa quatro anos de Faculdade e se aprimora tanto na parte clínica, quanto na parte musical que é utilizada como instrumento de trabalho por esse profissional.
Portanto, vamos colocar alguns pontos para que isso se esclareça para você que tem um interesse em fazer um processo musicoterapêutico e se a musicoterapia vai corresponder à sua busca por um tratamento terapêutico.

Definições
“Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um terapeuta qualificado, com objetivo de facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização entre outros objetivos terapêuticos relevantes, buscando atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas” (Federação Mundial de Musicoterapia).
“Musicoterapia analítica é a utilização simbólica da música improvisada pelo musicoterapeuta e pelo cliente para explorar o mundo interno do cliente e criar condições para o crescimento. Não se trata de aula, psicanálise ou terapia mágica que permite ao terapeuta e ao cliente transcenderem todos os problemas. É uma forma de tratamento como qualquer outro que possui seus próprios limites e contra-indicações” (Priestley, 1980, p.6-7).
“Musicoterapia é uma terapia auto-expressiva que utiliza a música em sentido latente, como objetivo intermediário, na relação entre a música, o terapeuta e o paciente e que utiliza os aspectos bio-psicosociais do individuo, abrindo novos canais de comunicação que podem ajudar esse individuo a recuperar-se e integrar-se dinamicamente consigo próprio e com seu grupo social” (Maranto, 1993, p.104-105).

O processo
As possibilidades de comunicação através da música estão na capacidade de ultrapassar a censura verbal consciente e sua ligação íntima com a vida. (Priestley, 1987)
O processo terapêutico se dá a partir da aliança entre o Terapeuta e o paciente. Na confiança e abertura para que sejam partilhadas experiências passadas e futuras. Abrindo-se para perceber e notar movimentos e respostas no meio social e conteúdos internos.
Em um processo musicoterapêutico ocorre à mesma aliança, sendo que a forma de expressão do paciente não se baseia apenas na verbalização do sujeito ao terapeuta, mas também, na expressão não verbal, e sim, Musical do paciente.
Os movimentos não verbais também expressam muito de si a outrem, portanto, o que você ouve, como essa música chega a você, que conteúdos elas manifestas, reportam e lembram. Como se dá sua escuta e porque você prefere músicas de um estilo e não de outros, tudo isso importa em um processo musicoterapêutico.
O fazer junto, o compor, improvisar, re-criar e o ouvir fazem parte deste processo, são partes de um todo, onde o principal beneficiado é o paciente, e onde o terapeuta pode executar da melhor e mais eficaz forma sua atuação, promovendo saúde, alcançando os objetivos terapêuticos de melhora do paciente.

Consultas de Musicoterapia
Os musicoterapeutas oferecem serviços em consultórios, à domicilio e instituições.
Em consultórios a busca é livre ou indicação de outro profissional da área da saúde – médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, funciona como processo individual ou em grupo, onde os interessados se integram num processo de terapia. As sessões variam de 40 a 50 minutos.
Em domicilio são os casos de impossibilidade de movimentos, patologias geriátricas, ou paralisias de membros. O atendimento domiciliar pode ser feito com horários marcados previamente.
Nas instituições e em equipes multidisciplinares a musicoterapia é utilizada junto a outros profissionais e como processo junto a tratamentos já aplicados.

Algumas Indicações
Área de Saúde: Doença Mental (Psiquiatria Geral) Deficiência Mental, Geriatria, Síndromes Genéticas, Paralisia Cerebral, Deficiência Sensorial – cegueira, surdez -, Autismo, Distúrbios Neurológicos, etc.
Prevenção e Processo Neonatal: Gestantes, bebês, crianças, adolescentes, adultos.
Escolas e Educação: Distúrbios e Déficit de Atenção e Hiperatividade, Desenvolvimento psico-pedagógico.
Processo Social: Musicoterapia nas Empresas e Instituições.

Um pouco da história
Era uma das únicas formas de terapia e buscava desenvolver e/ou restaurar funções do indivíduo e por ser um processo dinâmico, criativo e estreitamente vinculado à Medicina (1889). A música e a aplicação de sons tratavam problemas emocionais e espirituais.
Estudos mostravam que existia uma influência da música na fertilidade da mulher e a influência do som, da música e seus elementos sobre o ser humano, desde o ventre materno.
Foi reconhecida como ciência apenas nos últimos 50 anos, após a 2ª Guerra Mundial em hospitais nos EUA. Ainda o campo de pesquisa na área se encontra em países como: França, EUA, Inglaterra, Noruega, Itália e Argentina.

Fonte: Site Oficial Karla Fioravante - 24/10/2010 - 23:27.

Um comentário:

Mayra Soares disse...

Oii professor ! Amei teu blog,ja te admirava , agora admiro o triplo [rsrs] Beijo pra tu coisa feia .