terça-feira, 24 de julho de 2012

Blog: uma ferramenta gratuita para a evangelização


Uma pesquisa feita em 2010 pela consultoria internacional com Score apontou que 40 milhões de brasileiros já acessam a internet em casa ou no trabalho. No ano passado, o número de computadores vendidos no país superou o de aparelhos de TV. Esta realidade propõe um desafio ainda maior para os agentes da Pastoral da Comunicação: como evangelizar no mundo virtual? Muitas Igrejas do Brasil estão criando sites que trazem todo tipo de informação sobre as comunidades, mas esta criação envolve a necessidade de conhecimento técnico ou custos para a contratação do serviço. Diante destes empecilhos, uma solução prática e econômica é o blog. O primeiro blog foi criado em 1997, mas foi apenas dois anos depois que esta ferramenta começou a se popularizar. Em 99, existiam cerca de 50 blogs, no final do ano seguinte, já eram milhares. Hoje, são quase 112 milhões de blogs, e estima-se que 120 novas contas sejam criadas todos os dias. Os internautas brasileiros estão entre os que mais acessam blogs no mundo. De olho neste potencial, a Pastoral da Comunicação do Vicariato da Leopoldina, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, criou no início de 2011 o blog vicariatoleopoldina.blogspot.com. O objetivo foi formar um novo vínculo entre as paróquias. “O blog, além de manter todos informados sobre o que está acontecendo  em nossa região, pode até incentivar os leitores a fazer algo que deu certo em outra paróquia, como contribuição para o progresso pastoral em conjunto”, explica Gustavo Kelly, coordenador da Pascom no vicariato.Se essas informações te animaram a criar um blog para a sua comunidade ou pastoral, fique atento a estas dicas:
1 . HOSPEDAGEM – O primeiro passo é decidir onde você irá hospedar o seu blog. Hoje, as plataformas gratuitas mais conhecidas são a wordpress.com e a blogger.com. Ambas trazem versões em português com o passo a passo de como criar o blog.
2. ENDEREÇO – Todo blog tem um nome. O importante é escolher uma opção que seja simples, objetiva e defina bem o assunto que será tratado ali. Coloque um nome que seja fácil de lembrar e pronunciar, para que ninguém se confunda quando você falar dele.
3. LAYOUT – Os provedores de blogs já oferecem imagens de fundo e opções de layout (templates) prontos. Mas você sempre pode escolher uma imagem que tenha mais relação com a sua comunidade. Pode ser uma foto ou uma logomarca, por exemplo. Tenha apenas o cuidado para que esta imagem, usada como plano de fundo, não atrapalhe a legibilidade dos textos. 
4. CONTEÚDO – Defina os temas que serão tratados no blog. Se ele será voltado para toda a comunidade ou apenas para uma pastoral ou movimento específico. 
5.  TEXTO – Textos mais curtos e simples têm mais chance de sucesso. Mas não deixe de caprichar no conteúdo, para que ele seja atrativo. Cuidado também com a língua portuguesa. Releia o que escreveu antes de postar, para evitar erros de ortografia e gramática. 
6. IMAGEM – Usar imagens ajuda a chamar atenção para o que você escreveu e torna mais agradável a leitura do blog. Use e abuse de fotos, vídeos e ilustrações. 
7. ORGANIZAÇÃO – Use os marcadores (tags) para categorizar as suas postagens por temas. Isso facilita quando os leitores do seu blog estiverem buscando um assunto específico.
8. REFERÊNCIA - Sempre que citar outros blogs ou sites, coloque o link para que o leitor possa acessar, caso se interesse. Também diferencie os links no seu texto com uma cor ou negrito, por exemplo. Você pode ainda criar links para outros artigos do seu próprio blogs relacionados ao assunto que estiver tratando.
9. DIÁLOGO – Não deixe de responder os comentários que forem deixados em seu blog. Do mesmo modo, procure seguir e comentar outros blogs que tratem de temas relacionados ao seu. Isso pode ajudar a aumentar a sua audiência e estabelecer novas relações.
10. ATUALIZAÇÃO – Não adianta criar um blog e deixá-lo de lado. Organize-se com o seu grupo para garantir que a atualização do blog seja frequente. Quando um leitor percebe que você não está mais falando nada de novo, ele deixa de visitar a página.
Se você quiser saber mais sobre este assunto, participe da oficina técnica "Blogs, sites e portais", que será oferecida durante o Muticom 2011.

Nenhum comentário: