sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Quando a música ecoa aquilo que o coração não sabe falar...

 








































Não sei muito bem o que dizer...
Só senti meu coração querendo gritar...
Peço a Deus, que tudo que estou escrevendo agora seja para lembra-los que "há um tempo para cada coisa"... E que Deus nos dê sabedoria e discernimento para compreender a Sua vontade.

Por isso, começo essa conversa fazendo memória de um canto que por várias vezes já entoamos...
"Se a dor te toma por demais...
Sabe pois que há alguém por ti...
Orando e intercedendo...
Há sim!" (Grão de Trigo)
Nunca perdi um filho, uma esposa, um pai, um irmão...nunca vi a morte de um ente querido perto de mim... todos familiares que se foram estavam ou eram distantes.
Não sei o que é sentir essa dor, mas já vi nas dores de outras pessoas lições que alimentaram minha fé e que me fortalecem a cada dia.
O eco dessa dor só passou por mim vendo o sofrimento dos outros.
Acho que é por isso que eu gostava de tocar em velórios: a dor era tão doida que acabava doendo em mim e isso me fazia amadurecer...
Mas como disse, não sei o que é e nem como é esse sentimento...

Só sei que levo comigo outras dores que, a cada momento, tentam me matar. 
Mas o nosso Deus não me abandona...tem cuidado de mim!

Hoje o Senhor vem me curando...mas sei que falta muita coisa... 
Passei muito tempo da minha vida sofrendo, angustiado, inquieto...
Hoje estou encontrando a cura em Cristo.
É estranho falar assim... cantamos a cura, mas nem sempre conseguimos curar nossas dores.

Só sei que hoje entreguei minha vida realmente a Deus... percebi que "sozinho, não sou capaz"...
Percebi minha vida e me vi impotente...Mas como disse: Deus tem cuidado de mim!

Mas, nem sempre foi assim... nem sempre enxerguei as coisas deste modo!

Sempre me senti assassinado pela indiferença dos outros, pelo desprezo, pela modo como ignoravam minha existência...Uma dor insuportável, que parecia não querer sair, e que acabou instaurando em mim um ressentimento, um rancor, que ainda marcam o meu silêncio. 
Minha esposa sempre me diz que esse rancor e ressentimento me fazem adoecer. 
Mas como disse: Deus tem cuidado de mim!

A dor da indiferença me perseguiu por muito tempo. Era uma sensação de estar vivo, mas que, ao mesmo tempo, me fazia sentir um Zé Ninguém...um fantasma perto das pessoas. Desde criança, sempre fui muito sozinho, solitário....Sempre me senti o último a ser lembrado, isso quando era lembrado...Isso me causou uma baixo-estima que me levou a uma depressão....Graças a Deus, consegui controlar essa depressão, sem ajuda de nenhum psicólogo...só com o carinho da minha mãe!

Penso que a música do Pe Zezinho que diz: "O meu Senhor e eu temos um trato especial...o meu Senhor cuida de mim e eu cuido das coisas do meu Senhor.", teve um papel fundamental para superar essa sensação. Encontrei no trabalho da Igreja um porto seguro. 
Porém, foi cruel quando percebi que dentro do serviço na Igreja, dentro do meu cuidado com as coisas do meu Senhor, existiam muitas pessoas que repetiram essa conduta de "matar o outro", as vezes, com um olhar, com uma frase ou com um gesto... Fiquei muito assustado...quase perdi a fé. Mas como disse: Deus cuidou de mim!

Era uma sensação de fracasso em tudo o que fazia... O problema é que muita gente reforçava isso. Lembro-me que quando decidi voltar do seminário fui recebido por alguns padres da seguinte forma: "você sempre começa algo e nunca termina...". Um outra vez, fui convidado para ajudar na celebração da palavra e alguém me disse: "Não consegue nem permanecer no Seminário, imagina conseguir fazer uma celebração?"  Apesar de ter sido criado na comunidade, muitas feridas abertas me deixavam mau...doente....deprimido... Mas tudo isso foi também um aviso: Deus estava fazendo algo por mim.

Depois que eu casei, ai minha situação piorou. Meu matrimônio estava indo pelo ralo: brigas....magoas....infelicidade....rancor... Meus projetos de famílias tinham sido destruídos... Minha esposa falava que o encardido queria destruir nossa família...Mas Deus cuidou da minha família. Nos proporcionou um momento para reavaliarmos nossas vidas, dar um novo rumo ao nosso sacramento... Possibilitou que a Canção Nova, através das palestras do Pe Leo e do Pe Fabio de Melo, mudassem nosso modo de pensar a vida em família. Logo após, nos deu um presente: nosso filho João Victor (João: amado de Cristo; Victor: vitória de Deus)... Depois, Deus nos proporcionou participar do Encontro de Casais, que foi uma porta para unirmos nossas forças, juntamente com outros casais que queriam atender ao chamado de Deus...Ao mesmo tempo, Deus nos deu um novo lar. Como disse: Deus cuidou de mim e de minha família.

Trabalhava em duas instituições: uma pública e outra privida. A pública, apesar das dificuldades, sempre foi uma benção. Já a privada me fazia sentir o homem mais mesquinho entre todos os mortais. Não me deixava ter vida nem com a minha família. Me sentia uma máquina que no final do mês tinha um salário amaldiçoado. Não dava para nada...Não dava frutos.... Briguei várias vezes com a direção desta instituição por causas dos valores que eles pregavam: disputa, ganância, dinheiro, etc... 


Mas como disse: Deus cuidou de mim e de minha família! Tanto que lembro-me que o Pe Marcelo Rossi estava fazendo uma semana de oração pelos trabalhadores e desempregados, no programa Momento de Fé... e minha esposa pediu em oração que Deus ajudasse para que essa instituição me mandasse embora, para a gente poder receber nossos direitos e pagar as nossas dívidas. Isso era quase impossível, já que fui avaliado como um dos melhores funcionários da instituição e a direção já tinha se prontificado a não me demitir. Na outra semana, Deus nos abençoou: fui mandado embora. No mesmo dia, consegui ganhar uma gratificação no serviço público que equiparou o meu salário ao que eu recebia quando estava trabalhando nas duas instituições. Como disse: Deus cuidou de mim e de minha família! 

Deus fez muito mais por mim. Minha vida tomou um rumo totalmente diferente nos últimos meses! E para completar nos abençoou com o Gabriel, seu anjo anunciador de "boas novas", que está prestes a completar seu 11º mês de vida.
Ecoa fortemente em meu coração, a cada momento, aquela música: "Não tenha sobre ti nenhum cuidado, qualquer que seja. Pois um, somente um, seria muito para ti... É Meu, somente Meu todo trabalho... E o teu trabalho é descansar em mim!"... 

Ele me fez perceber a minha impotência diante da vida e me deu uma vida restaurada pelo seu amor. 2010 tem sido um ano de graças e bênçãos para a minha família.

Vejo isso nos caminhos que Ele tem me guiado: me fez sair do emprego que me escravizava..., me conduziu para momentos de oração e de encontro pessoal (Encontro de Casais, Missas de cura, com o Pe Moacir, Canção Nova....), me abençoou com uma nova moradia... e tudo isso em família. 
Apareci até no Blog da Canção Nova. Eles publicaram uma foto e um vídeo da nossa família. Essas fotos são sinais do amor de Deus por nós e, também, do nosso compromisso para com Ele. Como disse: Deus cuidou de mim e de minha família! 

Para você ter uma idéia sobre o que Deus está fazendo comigo! 
Nestes quase vinte e dois anos tocando e trabalhando na Igreja, nunca tive uma manifestação deste tipo: ...Estava lá eu participando da missa, em uma comunidade aqui perto de casa...quando fui receber a comunhão...enquanto esperava na fila, fiquei cantando o canto de comunhão...o pessoal da equipe de canto me ouviu...depois foram lá onde eu estava e pediram para eu ficar após a missa....então fiquei...falaram que me ouviram e perguntaram se eu não gostaria de ajudá-los... Como disse: Deus cuidou de mim e de minha família!


Uma semana depois, lá estava eu tocando no Grupo de Oração! No mesmo Grupo de Oração perguntaram se alguém queria que fossem visitar a casa para rezar. Minha esposa deu nosso endereço e na outra semana lá estava o coordenador do grupo em nossa casa rezando, aspergindo água benta, rezando pela nossa família...foi um dia de graça! E olha que eu nem tive que fazer um almoço ou jantar especial!? Foram lá com o interesse de confirmar Deus na minha morada.
 Como disse: Deus cuidou de mim e de minha família! Minha esposa tem me acompanhado direto nos grupos de oração, essa é outra benção em minha vida.... Segunda-feira agora, (23/08) fiz a animação inicial do grupo de oração...quem diria! Eu lá! Nem acreditei! Como disse: Deus cuidou de mim e de minha família! 

Além disso, Deus tem nos proporcionado alimentar nossa fé, nossa vida em família através de Encontros junto a Canção Nova...nas missas do Clube da Evangelização-CN, nas missas com o Pe. Moacir... 


Quase todos os dias Deus tem permitido que eu tome café da manhã em casa com minha esposa e os filhos, assistindo o programa Sorrindo para a Vida (Canção Nova) ou escutando o Pe. Marcelo no Momento de Fé. E vamos dormir escutando os programas da Canção Nova. Nunca mais assisti jornal, DFTV, futebol.... Não é questão de alienação! É uma questão de alimentar a fé com coisas do alto. Infelizmente, a maioria dos canais de rádio e televisão só pregam a violência a discórdia, a destruição da família. E estes são valores que não preenchem mais a nossa vida em família...

QUE FIQUE BEM CLARO: Não somos a família perfeita, temos muitos problemas e erros. Mas como diz meu filho João Victor, de três anos de idade, quando vai dormir: "...somos família amada...". Uma FAMÍLIA AMADA POR DEUS! É assim que Deus tem cuidado de nós! É desse jeito que Ele tem escrito nossa história.

Não sei se você compreendeu, mas eu só gostaria de reforçar: deixa Deus cuidar de você!
Ele sempre nos guia e nos indica o caminho a seguir.
Ele não nos abandona!


Você pode até estar falando: "mas eu tenho deixado!".
Então, acalma o teu coração, irmão!


Repita sempre aquele verso cantado no salmos dominicais: "...eu me entrego Senhor em tuas mãos e espero pela Tua salvação".  Ou como diz a música: "Abre bem as portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar!"
Só não deixe cair na tentação de dizer: Deus não gosta de mim!


Isso não é sentimentalismo!
É uma realidade concreta!
Deus realiza o impossível na vida das pessoas.
Realizou na minha! 
Ele pode fazer muito mais na sua vida e na vida da sua família!


Como diz a música: "Confia em Deus. Ele quer te dar a salvação.
Entrega-te a Ele irmão e Ele tudo fará..."


Chegou a hora da transfiguração das nossas canções!
Tá na hora do teste de fogo: transformar as canções em ações!
Fique tranqüilo, irmão, Deus é especialista nestes assuntos musicais.
Afinal foi ele quem tocou primeiro em nossos corações a melodia do seu amor de Pai.
Ele tudo pode! Somente Ele!

Já é tarde irmãos!
São mais de três horas da madrugada!
Tenho que dormir!
Minha mente está cansada! 
Mas peço ao Espírito Santo que essas minhas palavras sejam usadas por Ele como fonte de vida nova na vida de vocês.

Reza comigo, através do refrão de uma canção que eu compus:
"Deus nessa canção 
quero entregar a Ti todo o meu coração, 
pois sei que sem Ti não sei viver. 
Sem Tua graça, 
minha vida sem sentido ficará!"

Na fé e na paz do Cristo, 
Osvaldo Lima


(Obs.: Escrevi este texto no dia 26/08/2010 para um amigo que um dia me ajudou a perceber na música as maravilhas de Deus.)

Nenhum comentário: