quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como compor músicas?

Quem compõe por instinto, assim como eu, sabe que para fazer uma música não precisa ter um curso especial ou estudar algumas regras e colocar em prática. Compor é “criar do nada” uma obra e, por mais que se explique, depende de cada um como se vai passar para o instrumento ou papel um sentimento. É um ato muito pessoal. Mas, pra quem não compõe instintivamente, vamos lá!
Compor é observar com mais atenção um fato que toca a sensibilidade das pessoas e, a partir desta observação, colocar pra fora em forma de música e letra o que se quer dizer sobre este assunto.
Aquele que compõe musica deve fazer isto exatamente como e quando quiser. Não dá pra forçar a barra! Compor tem que ser fácil, prazeroso e principalmente natural. Se não for assim, não vai valer a pena. No tempo certo surge o impulso pra quem está aberto a este dom. O mais importante é gostar de música e do que se está fazendo.
Entre o que vem primeiro, a música ou a letra, não é nem uma coisa nem outra, é o assunto. Sem o assunto, ou tema, não existe música nem letra. Compor é observar mais atentamente uma situação e nela achar um bom motivo para se fazer uma canção, música e letra. Eu, particularmente e em geral, faço a música junto com a letra, mas já fiz melodia pra depois colocar a letra. Tudo isso partindo sempre do assunto, entendeu?
Então, pode começar pelo assunto pra depois colocar um som (melodia) adequado a esse tema. Tendo o assunto e o som, já se pode trabalhar a letra. Sempre me perguntam sobre como trabalhar as rimas numa música. É necessário saber que as rimas são importantes, mas não são fundamentais ou obrigatórias. O melhor é que a música fique gostosa de ouvir e cantar. Uma dica pra facilitar sua criação musical; você pode encontrar nas livrarias dicionários de rimas ou de sinônimos que são bastante úteis, principalmente, pelas idéias que fluem mais facilmente quando se está procurando por uma palavra.
Na letra e som se faz necessário conhecer um pouco de métrica. Mas o que é isso? Métrica é colocar as palavras de acordo com a divisão da melodia. Na música “Por que Ele vive”, por exemplo; Deus – en – vi – ou/ seu – fi – lhoa – ma – do... Veja que na primeira divisão a palavra não está separada, ao contrário das outras. Isto porque no início da melodia cabiam duas sílabas e, continuando, por várias vezes cabe apenas uma sílaba por nota musical exceto no trecho “lhoa”, onde a melodia também pede duas sílabas para apenas uma nota musical. Isso é métrica! Fazer com que as sílabas ou as palavras caibam dentro da melodia e digam o que o som quer expressar. É mais pra sentir do que pra entender.
Um bom compositor consegue fazer uma boa música em qualquer estilo. Quem cria um rock pode criar uma balada, um pop ou um blues e vice-versa.
Por fim, nunca deixe uma música inacabada. Às vezes justamente aquela música que a gente não achava muito boa, é a que vai cair no gosto do povo. Isso já aconteceu comigo algumas vezes. Foi aí que descobri que uma canção é uma caixinha de surpresas, ninguém sabe do que ela é capaz. Portanto todas as criações são bem vindas, mesmo que a gente tenha preferência por uma ou outra. Tendo então a canção pronta, o próximo passo é gravar a música para não correr o risco de esquecê-la em seguida. É o que sempre faço após terminar uma composição, aprendi na comunidade Obra de Maria que nunca é bom confiar apenas na memória. Portanto, tudo deve estar escrito e gravado em áudio. Agora o que importa é a divulgação do seu trabalho, quanto mais gente conhecer sua música, melhor. Procure pessoas que gostam do que você gosta e se enturme, conheça músicos, autores, etc. Também se informe com eles a melhor forma de registrar ou editar (numa editora) sua música.

Existem pessoas que fazem deste trabalho sua profissão, contrariando o que muita gente diz por aí. Tipo; “ninguém vive de música” ou “Ser compositor não é ter uma profissão” e por aí afora. Existem compositores de todos os tipos assim como existem profissionais em diversas áreas. Compor é um trabalho que pode até se tornar uma profissão como qualquer outra, a diferença é que se trabalha com o abstrato. A matéria prima nos é fornecida por Deus e o que fazer com ela cabe a cada um. Compor exige perseverança, dedicação e interesse. Em outras palavras; profissionalismo. Fazer música é muito prazeroso, leva a nossa evangelização muito mais longe do que possamos imaginar e, se você aperfeiçoar a cada dia este dom, certamente fará deste trabalho um bom empreendimento em sua vida.
O que você está esperando pra começar a compor? Mãos a obra e que o Senhor lhe conceda boas inspirações.

Passo a passo

1- Comece escolhendo assunto que você vai desenvolver.
2- Procure um som (melodia) adequado para este tema.
3- Depois do assunto e o som, comece a trabalhar a letra.
4- Seguir a métrica da melodia colocando cada palavra em seu espaço.
5- Não abusar no uso das rimas, elas são importantes mas não são fundamentais. o ideal é que a música fique agradável de se ouvir e cantar.
6- Ter em mãos dicionários de rimas e sinônimos para facilitar o seu trabalho.
7- Aperfeiçoar na prática até conseguir fazer uma boa música em qualquer estilo.
8- Nunca deixar uma música inacabada.
9- Gravar (arquivar) sua música para não esquecer, principalmente, sua melodia.
10- Registra-la em cartório ou numa editora.
11- Apresenta-la aos amigos, torna-la conhecida, expor seu produto.

É preciso ter cuidado quando se vai compor, considerando que a música mexe com a emoção e a inteligência. Frases cantadas ficam na memória, mais do que discursos, palestras, homilias. Cabe então, cuidar muito bem desse instrumento de evangelização.

Fonte: Comunidade Obra de Maria 

Um comentário:

maisla disse...

adorei as sugestoes
tenho que compor uma musica com o tema espirito santo
para um congresso de jovens
e nao estava sabendo por onde começar
agora como você mesmo disse maos a obra...
que Deus me ajude...