sábado, 16 de outubro de 2010

Músico Cristão e Músico Profissional - Parte 1

Mesmo depois de tanto tempo tocando nas missas, encontros e grupos de oração, sempre me deparei com essa pergunta: para tocar na Igreja é necessário estudar música como um músico profissional? 

Essa é uma série de postagens que tentarei tratar da relação entre Músico Cristão e Músico Profissional. Todas elas fazem parte dos meus anseios e angústias diante deste tema. Espero que possa ajudá-lo a pensar sobre o assunto.

MÚSICO CRISTÃO E MÚSICO PROFISSIONAL - PARTE 1
Hoje em dia podemos ver como a música católica vem ganhando espaço na mídia com produções que não deixam em nada a desejar no que se trata do quisito profissionalismo. Exemplos como o trabalho do Padre Fábio de Melo, Anjos de Resgate, Dalvimar Gallo, Adriana, Rosa de Saron e outros músicos da Canção Nova demonstram como nossa música tomou novos ares, com produções mais técnicas, concorrendo a vários prêmios no meio da música secular.

É claro que no final das contas é a unção que faz a obra acontecer, mas é de suma importância que o músico cristão, que acredita naquilo que faz,  busque aperfeiçoar sua técnica. Hoje com os novos recursos tecnológicos, essa busca torna-sese cada vez mais palpavél, mas fácil de conseguir. É só entrar no Youtube, que já podemos encontrar aulas, dicas e uma série de elementos que podem favorecer nossa prática. Encontramos até programas que facilitam nossa vida na hora de gravar nossas canções, encontros e missas, como é o caso do software Audacity.

Penso que tudo isso é investir no dom que Deus nos concedeu. Mesmo que façamos isso aos  poucos, a passos lentos".  Sobre este investimento, gostaria de compartilhar uma experiência que tive com um irmão de caminhada, que demonstra como o estudo  pode melhorar nosso louvor. 

Wilson é da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Ceilândia Sul, Distrito Federal, Brasil. É coordenador das equipes de canto da paróquia e já está na caminhada a mais de 25 anos. Desde cedo começou a utilizar seus estudos de violão para o serviço da missão. 

Quem o conhece sabe como é agradável louvar a Deus quando o Wilson está tocando na celebração. Às vezes, parece que a voz de Deus ecoa pelo som da sua guitarra.  Só que ele é meio acanhado, quase não fala sobre estes seus estudos, ficava ali quietinho, na sua. Depois de encher muito a sua paciência,  ele teve a iniciativa de começar a registra o seu trabalho, os frutos dos seus estudos. Recentemente, ele tem postado no Youtube algumas das suas interpretações de canções da cultura popular brasileira. Vale a pena dar uma olhada. Os comentários são do próprio Wilson.

Depois de ouvir, pense um pouco: como o estudo da música pode refletir na qualidade do trabalho em  nossa missão de músico cristão?

Abismo de Rosas, de Americo Jacomino Canhoto, bem interpretada por Dilermando Reis, mas aqui humildemente adaptada por mim, inclusive com a participação do meu cachorro, até pensei em entitular "Rick e Eu", mas deixa como está....Depois vou postar de maneira correta.


Bela obra de João Pernambuco. Executada com a 6ª Corda em Ré.


Obra de Dilermando Reis. Executada com a Sexta Corda em Ré.

Nenhum comentário: